domingo, 11 de maio de 2014

Nível de água no sistema Cantareira atinge 8,9%, novo recorde negativo

Por iG São Paulo |

Em uma semana, o nível caiu 1,2%. No ano passado, neste mesmo dia, a Cantareira tinha 61,5% da sua capacidade

O nível de água armazenada pelo Sistema Cantareira, principal fonte da região metropolitana de São Paulo, voltou a cair neste domingo (11), atingindo o recorde negativo de 8,9% segundo dados da companhia de saneamento estadual, Sabesp. Em uma semana, o nível caiu 1,2%. No ano passado, neste mesmo dia, a Cantareira tinha 61,5% da sua capacidade de água.
Leia também:
Situação do Sistema Cantareira é "sensível", diz ministra Izabella Teixeira
Despoluição da represa Billings pode salvar o abastecimento de água em São Paulo
O recuo no nível de armazenamento do Cantareira, que abastece cerca de 9 milhões de habitantes na região metropolitana de São Paulo, segue em queda apesar das chuvas acumuladas em abril terem sido próximas da média histórica para o mês, de 89,3 milímetros. No mês passado, choveu 85,7 mm na área das represas.
Dicas para reduzir o consumo de água:
Sabesp recomenda colocar bacia sob o chuveiro e usar água coletada para lavar roupa. Encurtar banho de ducha de 15 para 5 minutos economiza 90 litros de água. Foto: Thinkstock/Getty Images
1/8

Para maio, a média de chuvas no Cantareira é de 83,2 milímetros, recuando a 56 milímetros em junho, 49,9 milímetros em julho e 36,9 milímetros em agosto, tradicionais meses de pluviosidade reduzida. Nos seis dias deste mês, choveu apenas 0,1 mm na região e não há previsão de chuvas para os próximos dias.
Mais:
Sabesp gasta R$ 1,5 bilhão em 5 anos para economizar R$ 13 milhões em água
Perda da Sabesp daria para abastecer uma cidade com 685 mil habitantes
O recuo mantém tendência de esgotamento do sistema, que ganhou força em meados do primeiro trimestre. A situação, a pior desde que o sistema Cantareira foi criado, na década de 1970, fez a Sabesp aprovar em fevereiro programa de desconto nas contas de consumidores que economizarem água.
A crise hídrica também acontece em um momento de revisão da outorga do Sistema Cantareira. A Sabesp é responsável pelas vazões de água e a outorga, concedida pela Agência Nacional de Águas, expira em agosto.
Leia tudo sobre: Cantareiraigspsão paulo
            








recomendadas para você

Nenhum comentário: