sexta-feira, 13 de junho de 2014

Holanda surpreende na Copa com vitória humilhante sobre a Espanha

Disputa da final da última Copa do Mundo foi reprisada na sexta (13).
Dessa vez, a Holanda fez cinco gols contra apenas um do time espanhol.

Marcelo CourregeSalvador, BA
Poucas vezes a glória de um campeão do mundo foi manchada de maneira tão contundente como aconteceu na sexta (13), em Salvador, com o time da Espanha, ainda a detentora do título.
A Holanda, derrotada na final da última Copa pela mesma Espanha, vingou-se de maneira espetacular, levantando uma pergunta: será que a Espanha ainda se recupera da surra?
Van Persie usou a cabeça da melhor forma possível com um toque, um gol de placa. Tão bonito que piscar seria um desperdício. Ele não foi modesto, disse que foi um gol brilhante.
Foi uma aposta, porque logo antes de receber a bola ele viu o posicionamento do Casillas. Então, Van Persie decidiu dar essa cabeçada por cobertura.
Uma vitória do time da Holanda sobre a Espanha já seria um resultado surpreendente. Em uma chuva de gols sobre uma das melhores defesas do mundo, nem os próprios jogadores holandeses acreditavam.
"Claro que não esperávamos”, disse o lateral-direito Janmaat. Ele acha que ninguém poderia esperar isso.
Van Gaal não esperava cinco gols da Holanda em um jogo desses, mas a forma como os gols saíram foi, sim, como ele planejava. “Eles mostraram hoje que é muito difícil enfrentá-los”, diz o jogador.
Na saída do estádio, nem os torcedores mais otimistas acreditavam na goleada. Van Persie disse que foi de 5, mas poderia ter sido de 6, 7 ou 8.
“Crédito para toda a comissão técnica, porque eles estão trabalhando nesse sistema há várias semanas. Todos executaram bem o plano de jogo e estão muito orgulhosos disso”, afirma Van Persie.
Orgulhosos por tratarem com tanto carinho as cores e a tradição do futebol holandês.
COMO FOI NA ESPANHA
"Vingança" e "catástrofe" foram palavras que apareceram com frequência na repercussão do massacre holandês de Salvador.
Em Madrid, capital espanhola, uma multidão se reuniu em frente a um telão instalado ao lado do estádio Santiago Bernabéu. A festa do início do jogo aos poucos se transformou em nervosismo e decepção.
Os espanhóis ainda tiveram que aguentar alguns poucos holandeses intrusos no local. "Uma catástrofe", definiu um torcedor. Outro indicou o fim de uma geração: "Claramente, o tempo deles já passou", foi o que disse.
Na internet, o diário catalão "Mundo Deportivo" destacou "Golpe holandês no campeão". O madrilenho "As"  definiu como "o pior pesadelo do campeão".
Já os jornais holandeses exaltaram a revanche da final de 2010. Para o "De Telegraaf", foi uma "vingança inigualável”. E se nas arquibancadas da Fonte Nova a comemoração foi ao estilo "trenzinho", em Amsterdã, capital holandesa, não foi diferente.

Nenhum comentário: