segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Introdução - Respiração Celular

"O Oxigênio, tão necessário para a vida humana, vira agente do mal e estraga as nossas células. A respiração pode formar radicais livres, destruidores de células de que o corpo precisa."

A atividade celular requer energia. Esta energia provém de certos alimentos que a célula obtém, como é o caso dos açúcares.

A "queima" celular de açúcares em presença de oxigênio é chamada de respiração celular aeróbia. Este processo é realizado pela maioria dos seres vivos, animais ou vegetais, e fornece à célula a energia necessária às suas atividades.

Esta energia é proveniente da "desmontagem" da glicose, que pode ser, simplificadamente, resumida na quebra gradativa das ligações entre carbonos, saindo o CO2; e remoção dos hidrogênios da glicose, em vários momentos do processo; e por fim sua oxidação na cadeia respiratória, com liberação de energia.

Nessa cadeia respiratória, 98% do O2 é reduzido a água. Às vezes porém, a mitocôndria deixa escapar um elétron solitário, que é logo roubado pelo oxigênio (os 2% restantes de oxigênio). Com um elétron a mais, o oxigênio escapa - ele agora é o radical superóxido (O2 com um elétron extra). Mas logo encontra uma enzima protetora, a superóxido dismutase, que lhe doa um de seus elétrons.

Com dois elétrons a mais reagindo com o hidrogênio, a molécula se transforma na inofensiva água oxigenada, que normalmente vira água ao encontrar certas enzimas (Catalase peroxidase) e vitaminas do complexo B.

Definição - Quem são os Radicais Livres

Denomina-se radical livre toda molécula que possui um elétron ímpar em sua órbita externa, fora de seu nível orbital, gravitando em sentido oposto aos outros elétrons. Este elétron livre favorece a recepção de outras moléculas, o que torna os radicais livres extremamente reativos, inclusive com moléculas orgânicas. Os radicais livres têm vida média de milésimos de segundo, mas eventualmente podem tornar-se estáveis, produzindo reações biológicas lesivas. O Oxigênio molecular (O2) é um birradical de 16 elétrons que, embora apresentem um elétron não-emparelhado na última camada de cada átomo, é estável porque este elétron gravita na mesma direção, impedindo o O2 de agir como radical livre. Esta condição lhe confere características de potente oxidante, ou seja, receptor de elétrons de outras moléculas. Se ocorrer a entrada de energia, os elétrons não emparelhados tomam direções opostas, formando então uma molécula extremamente reativa chamada de radical livre de oxigênio (superóxido, peróxido de hidrogênio). A água oxigenada (peróxido de hidrogênio) diferentemente dos outros radicais, tem um número par de elétrons, podendo "navegar" por células e, assim, aumentando o risco de "trombar" com um átomo de Ferro. Ao se combinar com o Ferro, a água oxigenada ganha mais um elétron, formando o terceiro e mais terrível dos radicais: a hidroxila, que reage instantaneamente com moléculas da célula.

Mas são bonzinhos - Funções normais dos radicais livres

Os radicais livres, por atacarem as moléculas, podem ser úteis a alguns organismos. Quando algo estranho consegue entrar no organismo - por exemplo, um vírus, uma bactéria ou uma partícula de pó -, logo soa um alarme químico para as células do sistema imunológico. Os primeiros a chegar ao local são os neutrófilos, capazes literalmente de fazer picadinho do invasor; em seguida, vêm os macrófagos, que engolem e trituram o agente estranho. Essa estratégia de defesa só é possível porque o organismo aprendeu a aproveitar o potencial destruidor dos radicais livres. O macrófago, por exemplo, envolve uma bactéria para bombardeá-la com superóxidos por todos os lados; os neutrófilos também liberam grandes doses desses radicais através de suas membranas, para arrasar o invasor.

Os vilões atacam - Reações prejudiciais dos radicais livres

Os radicais são capazes de reagir com o chamado lipídio de baixa densidade, ou o mau colesterol, que circula no sangue. Essa gordura alterada pelo oxigênio chama a atenção das células imunológicas, os macrófagos, que fazem um serviço de limpeza no organismo, engolindo uma molécula de colesterol atrás da outra. Essas células, contudo, são convocadas para recuperar eventuais machucados na parede dos vasos e, chegando ali, muitas vezes estouram, de tão gorduchas, espalhando o conteúdo oxidado pela lesão. Isso atrai mais macrófagos para o lugar, criando aos poucos um monte de colesterol depositado, que pode impedir o livre trânsito do sangue (aterosclerose). As membranas celulares são constituídas, principalmente, de lipoproteínas. Estes lipídios da membrana celular, após sucessivos ataques de radicais livres, se enrijecem, surgindo "trincas" na membrana celular. Desse modo, a célula perde o controle da entrada de substâncias tóxicas e da saída de substâncias que necessita. A célula acaba morrendo. Este processo pode explicar o envelhecimento, afinal, quanto mais idade uma pessoa tem, mais radicais livres são encontrados em seu organismo. Em casos de hipoxia, a célula também morre. Em casos de hipoxia temporária, as organelas celulares continuam trabalhando e depositando seus resíduos no citoplasma. Na volta do oxigênio à célula, os resíduos reagem com esse oxigênio, formando radicais livres em excesso e estes, acelerando a morte celular. A doença de Alzheimer, que causa degeneração das células do cérebro (neurônios), gerando demência, pode ter grande contribuição dos radicais livres. Nos cérebros afetados por esta doença são formadas placas, porém ninguém sabia explicar como essas placas provocavam a degeneração e morte dos neurônios. Agora os cientistas descobriram que o principal componente das placas - a proteína beta-amilóide - é capaz de se fragmentar espontaneamente.

Os organismos, cautelosos, guardam microscópicos grãos do metal Ferro em algumas proteínas, esses metais só serão liberados em casos especiais.

Observa-se, no entanto, que a proteína libera os grãos de Ferro quando se fragmentam.

Quando as proteínas beta-amilóides são fragmentadas liberam grãos de Ferro, que ao se encontrarem com água oxigenada formam os radicais livres (hidroxilas).

Assim, os radicais produzidos pelas placas podem "corroer" (oxidar) os neurônios e matá-los.

A água oxigenada pode encontrar, dentro do núcleo celular, a molécula de Ferro presente nos cromossomos formando mais radicais livres.

Estes radicais podem atacar o material genético humano, modificando os sítios das bases nitrogenadas do DNA, fazendo com que a produção de proteínas seja modificada ou interrompida em certos pontos dos cromossomos. Sem os dados perdidos por esse ataque ao material genético, a célula inicia uma multiplicação sem freios, característica do câncer.
Algumas enzimas que sofrem modificações graças ao ataque dos radicais (ou na produção das mesmas ou nos seus sítios ativos) podem ficar inutilizadas ou atacar substâncias erradas, provocando entre outras doenças, a doença auto-imune. A cegueira pode, também, ser causada por radicais livres. Uma doença chamada AMD (da sigla em inglês de degeneração da mácula associada à idade) afeta a mácula (região que envolve a retina). A mácula é rica em gorduras poliinsaturadas, que, como já vimos, é oxidada por radicais livres. Assim forma-se uma barreira que envolve a retina, provocando a cegueira. Nos derrames cerebrais, os radicais livres podem piorar a situação da vítima. Quando há rompimento dos vasos sangüíneos cerebrais, as células atingidas pelo sangramento são mais suscetíveis à ação dos radicais livres (já que a hemoglobina liberada contém Ferro), que causando a morte celular, fazem com que a vítima não retenha um maior controle dos movimentos. Os diabéticos mostram elevados níveis de radicais livres, que atuam nas degenerações e dificuldades de microcirculação periférica e oftálmica. Podemos observar a ação de radicais livres a olho nu. Quando usamos água oxigenada nos cabelos, a água oxigenada encontra o Ferro e juntos formam o radical hidroxila. O radical ataca e destrói os pigmentos do cabelo.

Quem nos protege deles - Como se prevenir dos radicais livres

Para vencer o desafio dos radicais livres, os seres aeróbios desenvolveram uma bateria de mecanismos de proteção conhecidos como defesas antioxidantes.

Como vimos anteriormente, o radical superóxido deverá encontrar uma enzima para transformá-lo em peróxido de hidrogênio.

Esta enzima que forma a água oxigenada é a superóxido dismutase, proteína formada pelo organismo.

O organismo também produz a catalase e a peroxidase que transformam o peróxido de hidrogênio em água.

Com essas substâncias o organismo seria capaz de vencer os radicais livres, porém, com o aumento da expectativa de vida do ser humano, o organismo perde a capacidade de defesa, já que graças a fatores exógenos (externos) que seguem o progresso humano, o poder dos radicais livres aumentou significativamente.

Como fatores que dão maior poder aos radicais livres, podemos citar o tabagismo, a poluição do ar, remédios (que tenham alguns oxidantes), radiações ionizantes e solares, maior consumo de gorduras, choques térmicos. Assim o organismo não tem como se livrar dos radicais livres, porém podemos nos prevenir deles. O melhor método de prevenção é através de alimentação rica em antioxidantes. Certos minerais como o Zinco, Cobre e Selênio agem como antioxidantes, pois saciam a voracidade dos radicais.

A vitamina E, lipossolúvel, age diretamente nas membranas da célula, inibindo a reação em cadeia da oxidação das gorduras solúveis.

O betacaroteno, um percursor da vitamina A, também é lipossolúvel e atua como inibidor de alguns tipos de radicais livres.

A vitamina C é uma doadora de elétrons para os radicais livres.

Desta forma, uma vez estabilizados, essas moléculas deixam de ser um atentado ao organismo.

As três vitaminas ( E, C e Beta-caroteno) devem atuar em conjunto, pois possuem atividades que se complementam.

Apesar desse enorme poder das vitaminas, devemos ter certa cautela, já que alguns estudos mostram que vitaminas como a E e o beta-caroteno favorecem o câncer do pulmão em fumantes.

Os bioflavonóides, como a ginkgobilina e a rutina, são fitoquímicos (substâncias químicas vegetais) e atuam no equilíbrio e controle de Ferro no organismo, impedindo a formação de radicais hidroxilas. O homem já consegue produzir algumas enzimas importantes contra os radicais livres. Um exemplo é a glutationa, uma enzima com as mesmas propriedades da superóxido dismutase que está sendo testada também no combate à AIDS.

Outro processo que vem sendo estudado para o combate aos radicais livres é a Geneterapia.

Como sabemos, a superóxido dismutase é produzida no organismo, porém com a gene terapia, podemos inserir um gene que aumentaria a produção desta enzima, fazendo com que o número de radicais diminuíssem no organismo.

O Radical Vaga-lume livre - A ação dos radicais nos vaga-lumes

O brilho dos vaga-lumes pode ter sido uma adaptação evolutiva contra a intoxicação por radicais livres. Essa hipótese está sendo testada pela equipe do bioquímico Etelvino Bechara, do Instituto de Química da USP. Nos vaga-lumes, a luz é produzida em células especiais - chamadas fotocitos - em uma reação química que consome oxigênio. Testando a hipótese de que a emissão de luz, a bioluminescência, tenha surgido ao longo do processo evolutivo para minimizar os efeitos tóxicos do oxigênio, os radicais livres, Bachara faz uma série de testes.

No vaga-lume, a luz é produzida em uma reação química do oxigênio com uma substância chamada luciferina e a reação é controlada por uma enzima - a luciferase. A luciferase catalisa uma reação que usa oxigênio, ela esgota o oxigênio que existe dentro da célula. Esgotando esse oxigênio, supõe-se que o sistema luciferina-luciferase reduza a formação dos radicais livres no vaga-lume, atuando como antioxidante. Em um experimento, vaga-lumes foram expostos a uma atmosfera com 100% de oxigênio e mediu-se a luz emitida. Verificou-se que eles produzem mais luciferase, sugerindo fortemente que a enzima esteja envolvida na desintoxicação contra o oxigênio.

Outro experimento está testando se cai a produção da luciferase com pouco oxigênio.
Fonte: www.geocities.com


 

domingo, 19 de dezembro de 2010

Relatório do SNI diz que primeiro-secretário da ALMS “apoiava” corrupção desde 1988

Nicanor Coelho, de Dourados
 
A participação do deputado estadual Ary Rigo (PSDB) em esquemas de corrupção não está restrita apenas à revelada pelo vídeo onde fala de “repasse” de dinheiro da Assembleia Legislativa para o governador André Puccinelli, Tribunal de Justiça e Ministério Público.

Documentos do antigo SNI (Serviço Nacional de Informações) catalogados no Arquivo Nacional em Brasília comprovam que Ary Rigo no ano de 1988 “apoiou” esquema de corrupção para a construção de uma creche no município de Sidrolândia.

Rigo que agora é o pivô de uma das maiores crises políticas vividas pelo estado de Mato Grosso do Sul desde a sua criação em 1977, em 1988 usou de sua “influência” como deputado estadual para impedir a publicação de reportagem no antigo jornal Diário da Serra sobre o episódio de corrupção na construção da creche.


A HISTÓRIA

Conforme os documentos em 1998, a Prefeitura de Sidrolândia foi agraciada com recurso, a fundo perdido, concedido pela Secretaria de Planejamento e Coordenação da Presidência da República, para a construção de uma creche no bairro São Bento.

Ao mesmo tempo, o então deputado federal Saulo Queiróz (PFL-MS) solicitou novos recursos, também a fundo perdido, estes do Fundec, administrado pelo Banco do Brasil, para aplicação na construção da mesma creche.

Uma denúncia foi feita na época por Brígido Ibanhes, funcionário do Banco do Brasil que, depois disso, conforme o documento do Arquivo Nacional passou a ser perseguido pelo gerente da agencia local do banco Augusto Bernardo Guedes da Fonseca Neto, posteriormente nomeado prefeito da cidade de Mundo Novo.

O documento no SNI diz que “no dia 16 de julho de 86 a Secretaria Especial de Ação Comunitária (SEAC), ligada diretamente à Presidência da República, enviou oficio SEAC-CF 292/86 à Agência do Banco do Brasil de Sidrolândia, determinando a abertura de uma conta especial para o repasse de recursos previstos no Convênio 847/86 e em nome da Prefeitura daquele município.
Isto sem especificar as quantias do financiamento a fundo perdido e que eram destinadas à construção de uma creche na Vila São Bento. 

Assim, diante de tais recursos, João Lemes de Souza, prefeito municipal pelo PFL iniciou a construção da mencionada obra que, atualmente está concluída, tendo os trabalhos terminado há cerca de cinco meses”.

Logo depois destes fatos devido à atuação do deputado Saulo Queiróz, “com a interveniência de Augusto Bernardo Guedes da Fonseca Neto, foi solicitada à Associação de Desenvolvimento Comunitário da Vila São Bento a apresentação de um Plano de Desenvolvimento Comunitário Integrado - PDCI”.

Neste “PDCI” foi especificada a construção de uma creche com 299,93 metros quadrados para atender trinta crianças, fornecimento de água tratada além de outras benfeitorias. Conforme os documentos ficou “estabelecido que o Fundo de Desenvolvimento Comunitário (FUNDEC), participaria com CZ$ (Cruzados) 2.768.376,00; o Governo do Estado com CZ$ 811.388,00; a Prefeitura de Sidrolândia contribuiria com a importância de CZ$ 203.000,00. Somente o PDCI foi assinado, não ocorrendo o mesmo com o contrato, o que possibilitaria a liberação dos recursos”.

Os documentos que estão em posse de Brígido Ibanhes dizem que “após isto ocorrido, a agência do Banco do Brasil propôs um novo projeto àquela associação agora com outras características que incluía a aquisição de equipamentos para maternidade e construção de creche no valor de CZ$ 3.545.946,00”. Este novo contrato não foi assinado já que a Associação comunitária contava com um novo presidente José Hauser que justificou sua atitude alegando “não pretender que a Associação se tornasse um meio de manobras escusas”.

Brígido Ibanhes, que era um dos líderes comunitários da Vila São Bento, por se opor à possível utilização indevida de verba do Fundec acentuou que chegou a receber proposta de suborno por parte do gerente da agência do Banco do Brasil Augusto Bernardo Guedes da Fonseca Neto. Segundo Brígido, o então prefeito chegou a propor que ele fosse candidato a vereador “já que o Fundec garantiria o lançamento de sua candidatura”.

Conforme os documentos do Arquivo Nacional, a creche da Vila São Bento foi construída com recursos da SEAC. Já os recursos vindos do Fundec, para a mesma finalidade só seria liberados se os membros da diretoria da associação de moradores concordassem em assinar o contrato. O documento salienta que “o Fundec foi instituído para beneficiar, exclusivamente, comunidades rurais carentes, com até 10 mil habitantes. O que não é o caso da Silva São Bento em Sidrolândia, já que a mesma está inserida dentro do perímetro urbano”.
Brigido Ibanhes conta no documento que está no Arquivo Nacional que no dia 28 de junho de 1988, já sofrendo ameaças veladas de sentido psicológico “sendo observado atentamente por desconhecidos perto de sua residência e ser perseguido por carro com chapa oficial da Prefeitura” resolveu denunciar os fatos à imprensa de Campo Grande. Brígido procurou o extinto jornal Diário da Serra onde houve pré-disposição para publicar a denuncia de corrupção na construção da creche.

Segundo dados que constam no documento, o então deputado federal Gandi Jamil “acompanhado de seguranças, esteve na redação do jornal onde interferiu para a não publicação dos fatos”.  Na página cinco do documento consta que “o deputado estadual Ary Rigo, do PFL-MS, na ocasião em que o deputado Gandi Jamil interferiu junto ao Diário da Serra para que as denúncias não fossem publicadas, telefonou ao jornal com mesmo objetivo”.

Na época, por conta da polêmica, o superintendente do Banco do Brasil, Syrlei Mendes Nogueira determinou a suspensão do processo entre o Fundec e a Associação de Desenvolvimento Comunitário da Vila São Bento e “um estudo mais detalhado” sobre o caso. Os fatos envolvendo a construção da creche foram publicados em 1988 apenas no jornal Centro Sul.

O documento do SNI conclui que, pelos fatos evidenciados, “fica caracterizada a tentativa de desviar recursos provenientes do Fundec” e encerra afirmando que “não estão claras as razões, que levaram os deputados Federal Gandi Jamil George e Estadual Ary Rigo, ambos do PFL, a interferirem pela não veiculação do episódio por parte do Diário da Serra”.


O SNI

O SNI (Serviço Nacional de Informações) foi criado pela lei 4341 em 13 de junho de 1964 pouco mais de dois meses depois do Golpe Militar com o objetivo de supervisionar e coordenar as atividades de informações e contrainformações no Brasil e no exterior.

Foram incorporados ao SNI na data de sua criação o SFICI (Serviço Federal de Informações e Contrainformações) criado em 1958 e a JCI (Junta Coordenadora de Informações) de 1959. O SNI foi extinto em 1990 e em seu lugar foi criada em 1999 no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mercosul pede que Lula fique e ao Paraguai que aceita a Venezuela no Bloco

Nesta sexta-feira a 40ª Cúpula de chefes de Estado com um coro que pediu ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, "que fique" e ao Paraguai que supere o trâmite que impede o bloco de receber a Venezuela como membro definitivo.
A reunião, finalizada nesta sexta-feira na cidade de Foz do Iguaçu, acabou transformada em uma grande despedida para Lula e supôs o último compromisso internacional de seu mandato, pois entregará o cargo no dia 1º de janeiro à presidente eleita, Dilma Rousseff.
Na cúpula estiveram presentes os governantes do Paraguai, Fernando Lugo, que recebeu de Lula a Presidência rotatória do bloco, da Argentina, Cristina Kirchner, e do Uruguai, José Mujica.
Também, em sua qualidade de países associados ao Mercosul, estiveram os líderes da Bolívia, Evo Morales, e do Chile, Sebastián Piñera, assim como o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, e representantes do Equador, Peru e Venezuela.
Cada um deles, ao discursar na sessão plenária, usou boa parte do tempo para elogiar a figura de Lula, que para Mujica é desde agora "o senhor Mercosul" e para Lugo uma "luz que ilumina o futuro".
Cristina lamentou o "até logo" de Lula, mas comemorou que seu lugar será ocupado por uma mulher. "Quero dizer olá a Dilma e dizer que a estamos esperando com muito afeto e carinho, e também com muito amor", assegurou a presidente argentina.
Piñera citou o escritor alemão Bertolt Brecht, afirmou que Lula é daqueles "homens imprescindíveis" que lutam a vida toda e cumprimentou o líder evocando a despedida do jogador Pelé.
"No estádio Maracanã, cheio de ponta a ponta, todo mundo gritava: Fica Pelé. Fica Pelé. Hoje dizemos: Fica Lula. Fica Lula", disse Piñera.
Morales foi além e sugeriu Lula como "candidato à Secretaria-Geral da ONU", no meio de uma das várias ovações que os presidentes renderam ao governante brasileiro, que se limitava a sorrir emocionado.
"Precisará fazer campanha, mas melhor que um líder sindical para nos representar dignamente na ONU", disse Morales, embora Lula tenha rejeitado a oferta em uma posterior entrevista coletiva.
"Não preciso de cargos, mas de motivação para seguir na política e isso eu tenho", declarou.

A unanimidade nos elogios a Lula foi a mesma em relação à adesão da Venezuela como quinto membro pleno do Mercosul, que já foi aprovada pelos Congressos de Argentina, Uruguai e Brasil e só depende de uma votação no Parlamento paraguaio.
Cristina manifestou sua convicção de que a entrada da Venezuela será aprovada durante a Presidência do Paraguai e afirmou que será "um passo transcendental" para o Mercosul.
Lula pediu a seus "companheiros presidentes" que trabalhem "de forma incansável" para "convencer" o Parlamento do Paraguai, e Mujica, dirigindo-se a Lugo, declarou que é necessário "que a Venezuela entre no Mercosul e que toda a América Latina participe" "deste projeto que está apenas começando".
O único dos presidentes do Mercosul que não tocou no assunto foi Lugo, que se viu forçado duas vezes a retirar o projeto da pauta parlamentar perante a possibilidade de que o Congresso rejeitasse e fechasse a porta definitivamente para a Venezuela.
Durante a Cúpula, o Mercosul aprovou a criação do cargo de alto representante do bloco, que substituirá o extinto posto de Presidente do Conselho de Representantes, e assinou uma série de acordos para consolidar a união aduaneira, assim como outros de tipo comercial que ampliarão os horizontes do bloco.
Nesse ultimo encontro, foi anunciado o início de negociações de livre-comércio com Síria e Palestina, que têm um indubitável viés político depois que Brasil, Argentina e Uruguai decidiram reconhecer o Estado palestino segundo as fronteiras de 1967.
Esse reconhecimento múltiplo, ao qual ainda não se somou o Paraguai e sobre o qual Lugo não se manifestou nesta Cúpula, gerou críticas em Israel, que assinou um acordo de livre-comércio com o Mercosul que entrou em vigor neste ano.
Na plenária desta sexta-feira, Morales expressou, de parte da Bolívia, um "reconhecimento à Palestina como Estado independente", no momento em que também cumprimentava a presença de delegados da Turquia, Síria, Cuba, Austrália e Nova Zelândia, que participaram na qualidade de convidados especiais.
EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Príncipe William e Kate Middleton tiram fotos oficiais de noivado

Kate teria feito sua própria maquiagem para os cliques do fotógrafo Mario Testino


Redação CORREIO
Príncipe William e Kate Middleton posaram para as lentes de Mario Testino, responsável por fazer as fotos oficiais do noivado. As imagens foram feitas em diversos locais, entre eles a residência do Príncipe Charles. De acordo com a revista "People", Kate fez sua própria maquiagem para as fotos.
Em comunicado oficial, o fotógrafo comentou o ensaio. "Estou muito feliz por ter sido convidado para cobrir este momento histórico que o mundo inteiro estava esperando. Eles estão no auge da felicidade. Sinto muita alegria em vê-los juntos." As informações são do G1.
 Príncipe William e Kate Middleton posam para fotos oficiais antes do casamento

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Inteligência do MPE-MS investiga patrimônios de Osmar Jerônymo e Edson Girotto

Midiamax News
Celso Bejarano

 

 



O Daex (Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução), um dos setores da inteligência do Ministério Público de Mato Grosso do Sul examina uma pilha de papéis com a missão de apurar as supostas irregularidades nos patrimônios dos dois mais influentes secretários do governo de André Puccinelli, do PMDB.

A investigação, tocada a pedido da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social e das Fundações, de Campo Grande, implica o secretário da Casa Civil Osmar Domingues Jerônimo e o ex-secretário de Habitação, hoje deputado federal eleito Edson Girotto, do PR.

A dupla atua ao lado de Puccinelli desde 1997, quando o peemedebista assumiu a prefeitura de Campo Grande pela primeira vez.

Na apuração preliminar, registrada sob o número 057/2009, assim aparece como motivo a análise dos documentos que afetam o chefe da Casa Civil do governo de Puccinelli, Osmar Jerônimo: “apurar eventual ato de improbidade administrativa por parte do Secretário de Estado de Governo, por ocorrência, em tese, de enriquecimento ilícito por parte do mesmo”.

A denúncia caiu na promotoria em novembro do ano passado por meio de uma carta anônima. Nela, é dito que Jerônymo e o deputado federal eleito, Edson Giroto, “possuem patrimônio incompatível com seus vencimentos”.

Quanto a Giroto, a denúncia narra que ele teria comprado uma fazenda em Rio Negro, município distante 100 km de Campo Grande, pelo valor de R$ 2 milhões e “procedido à transferência da escritura pública por R$ 200 mil”.

Já quanto a Jerônymo, a denúncia afirma que o chefe da Casa Civil aumentou em 908% o seu patrimônio e, para a promotoria, a fortuna em questão pode ter crescido por meio de lavagem de dinheiro.

O promotor de Justiça Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, que mexe na denúncia, está em tratamento médico em São Paulo e sua assessoria informou ontem que o telefone dele estava desligado. Ele retorna ao trabalho na sexta-feira.

Já a assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual informou que a investigação “segue no Daex”, mas que não poderia tratar do assunto com a imprensa porque é responsabilidade do promotor em divulgar detalhes do processo.

Um questionamento desejado pela reportagem: a razão da demora na apuração, já que a denúncia corre desde novembro do ano passado.

O Daex é composto por engenheiros, arquitetos, economistas, contabilistas e peritos, entre outros especialistas. Muitos deles são funcionários de carreira do MPE, contudo há casos que o profissional é cedido por entidades de classe.

Suspeita

O Midiamax teve acesso ao parecer do Daex acerca do histórico patrimonial de Osmar Jerônimo, que diz: “Diante do exposto, com base nas informações fornecidas nos Autos, pode-se afirmar que foi encontrada incompatibilidade entre as aquisições patrimoniais e os rendimentos auferidos pelo investigado nos anos de 2001, 2005, 2006, 2007 e 2008. Se considerarmos a Renda Líquida conjunta do casal, [a mulher de Jerônimo, uma magistrada, também teve as contas investigadas] bem como a Evolução Patrimonial, a incompatibilidade se revela nos anos de 2001, 2003, 2006, 2007, 2008”.

Note que as supostas irregularidades apontadas pelo Daex ocorrem em anos que Osmar Jerônimo era ora secretário do prefeito Puccinelli ora secretário do governador Puccinelli.

Procurado pela reportagem por meio do telefone celular, entre 11h e 11h30 minutos desta manhã, o deputado eleito não atendeu as chamadas nem retornou o recado deixado na secretária eletrônica do aparelho até a publicação deste material.

Edson Giroto obteve 147 mil votos e conquistou o título de campeão de votos na disputa por vaga na Câmara Federal.

Já o telefone de Jerônimo estava desligado.

O governador André Puccinelli, assim que soube da denúncia, pediu que o caso fosse apurado. Contudo, ele manteve os secretários em seu governo.



Notícias relacionadas

04/12/2010
12h30 Simone Tebet também recusa secretaria oferecida por André Puccinelli
03/12/2010
15h01 TJ-MS libera nove presos da Operação Uragano, entre eles Maria Artuzi
02/12/2010
18h31 Tribunal de Justiça manda soltar Ari Artuzi
03/12/2010
08h50 Com CNJ, suposta negociata entre Puccinelli e empreiteira implicada na Uragano volta à tona
01/12/2010
21h51 Em carta, Artuzi diz renunciar para “garantir eleições”
17h11 Eleições em Dourados: Presos, Ari Artuzi, Carlinhos Cantor e Sidlei Alves renunciam
26/11/2010
14h03 Com ''cartilha'' para escolas de MS, movimentos sociais ensinam sobre efeitos da corrupção
11h17 Diretor da Agesul recusa convite para ser secretário de Puccinelli
24/11/2010
16h46 Com paródia no Youtube, artista de Dourados protesta contra corrupção
19/11/2010
17h57 Advogado de Artuzi nega ‘boato’ sobre pedido de renúncia do prefeito preso por corrupção
14h50 Puccinelli se ‘auto-intima’ para escapar de oficial de Justiça em eventos públicos
12/11/2010
14h40 Alunos vendem “rifa” para pagar dívida de escola mantida pela Prefeitura de Dourados
10h12 Campanhas caras mantêm veteranos na ALMS; saiba quanto gastou cada deputado eleito
11/11/2010
19h10 TCU vê indícios de superfaturamento em obra tocada pelo DNIT em Mato Grosso do Sul
08h18 Após 72 dias calado, Artuzi depõe agora no TJMS sobre esquema de corrupção da Owari
10/11/2010
18h18 Artuzi deve prestar depoimento sobre operação Owari
09/11/2010
11h27 Comitê Popular pede cassação dos 11 vereadores de Dourados indiciados pela PF
07/11/2010
14h29 Investigada por fraude em licitações, empreiteira vence disputa em Dourados
05/11/2010
18h20 Rombo provocado por quadrilha de Artuzi pode ter atingido a cifra de R$ 35 milhões
10h36 Giroto, do PR, recebeu mais dinheiro de André do que todos os candidatos do PMDB juntos
04/11/2010
11h50 Campanha eleitoral de Ary Rigo recebeu doações de Puccinelli e até de Artuzi
02/11/2010
20h45 Giroto, ex-secretário de Obras, tem campanha bancada por empreiteiros e dinheiro de André
10h12 Eleitores que deixaram de votar elegeriam em MS 10 deputados estaduais e 5 federais
28/10/2010
09h09 Oficiais não teriam encontrado Puccinelli e Giroto; ex-deputado ameaça acionar o CNJ
21/10/2010
08h01 Tribunal de Contas multa Giroto por licitação e contrato irregulares com empreiteira
05/10/2010
08h49 Puccinelli recompõe alto escalão do governo com nomes derrotados nas urnas ou investigados
04/10/2010
11h21 Nome suspeito de lavagem de dinheiro permanece no 1º escalão do governo
11h21 Nome suspeito de lavagem de dinheiro permanece no 1º escalão do governo
03/10/2010
20h10 Metade dos campeões de votos para deputado federal são estreantes
01/10/2010
12h09 Escutas da PF revelam suposto "QG" do esquema de desvio de dinheiro público através de empreiteiras
14h14 MPE investiga Osmar Jerônymo, braço forte de Puccinelli, por suposta lavagem de dinheiro
14h14 MPE investiga Osmar Jerônymo, braço forte de Puccinelli, por suposta lavagem de dinheiro
30/09/2010
17h12 Puccinelli e Girotto seriam os donos da CGR, empreiteira que domina as obras no Estado
17h12 Puccinelli e Girotto seriam os donos da CGR, empreiteira que domina as obras no Estado
28/09/2010
22h47 Debate: Nei Braga pergunta a André sobre probidade administrativa
21h24 Suspeitas sobre escândalo marcam debate entre candidatos ao Governo de MS na TV
13h09 Por CPI, manifestantes contra a corrupção ameaçam acampar no prédio da Assembleia Legislativa
10h40 Manifestantes são recebidos pelo presidente da Assembleia
09h56 Governistas fogem de protestos e encerram sessão em 8 minutos. Manifestantes querem CPI
09h40 André apresenta quarta tentativa de explicação para escândalo de propinas em MS e coloca aliados na mira
08h32 Câmara vota comissão para cassar mandato de Artuzi
13h09 Ex-deputado desafia MPE a não prescrever ‘de novo’ suposto crime praticado pelo governador
27/09/2010
12h27 Manifestantes ocupam centro contra corruptos e exigem que suspeitos deixem cargos; veja vídeo
10h40 Entidades civis e sindicatos promovem manifesto no centro de Campo Grande
10h32 OAB discute comissão para acompanhar caso de corrupção
10h02 Funk "Fora Ari Artuzi e seu bando de ladrão" faz sucesso nas redes sociais e em Dourados
09h18 Políticos tentam esconder Rigo, mas há poucos dias eram só elogios. Assistam aos vídeos!
09h18 Políticos tentam esconder Rigo, mas há poucos dias eram só elogios. Assistam aos vídeos!
26/09/2010
16h57 Folha inclui Puccinelli entre "governadores na berlinda" junto com Arruda, Pedro Paulo, Gaguim
25/09/2010
16h00 Estudantes protestam em Nova Andradina contra a corrupção
13h01 Protestos paralelos chamam atenção na caminhada do PMDB
07h50 Escândalo no Parque dos Poderes: Puccinelli mente sobre devolução de R$ 2 milhões
24/09/2010
18h47 Polícia transfere prefeito Artuzi de cadeia por supostas ameaças de morte
17h57 Associação de membros do MPE critica "abutres" da política
17h49 Desembargador do TJ derruba liminar e mantém segredo nos processos da Uragano
25/09/2010
07h45 "Barão da merenda" preso em SP tem negócios com a prefeitura de Campo Grande
24/09/2010
17h01 OAB nacional quer investigação das denúncias de corrupção
20h30 Em Brasília, ex-prefeito protocola pedido de intervenção federal e solicita prisão de Puccinelli
12h00 MPF apura se esquema relatado por Rigo desviou verbas federais
09h30 Papéis contradizem versão de Puccinelli, afirma Estadão
08h04 Manifestantes vão ao MPF pedir rigor em investigações
23/09/2010
20h13 OAB quer acompanhar investigações sobre denúncias de corrupção
19h07 Manifesto contra a corrupção será feito amanhã em frente ao MPF
17h00 Coligação de Puccinelli tenta impedir na Justiça protestos contra a corrupção no Parque dos Poderes
15h53 MPE investiga ex-procurador-geral de Justiça de MS
19/09/2010
21h00 Valter Pereira diz que André não tem lado e não se pauta pela ética e nem pelo respeito a compromissos
08/09/2010
17h35 Operação Vintém: Puccinelli Jr. depõe por duas horas e se cala no final
09h00 Semy Ferraz: ex-deputado aguarda punição de envolvidos em fraude caluniosa
19/08/2010
18h09 Ex-mulher de empreiteiro revela suposto esquema que respinga no governador
11/02/2010
09h16 Procurador-geral de Justiça ensaia retorno aos trabalhos
11/03/2008
 
12h04 Jerônymo continua a vistoriar obra; presos querem trabalho


Comentários (7)

07/12/2010 18:55
regina brito
reginabrito@hotmail.com
para que divulgam isto e sai todos esses escandalos e ninquem faz nada PF,CNJ,STJ,isto esta so desmoralizanda vcs ainda mais cada vez mais.porque todo mundo ja sabe que nao vira em nada e a desmorilazaçao de todos e enorme ridiculo.vao devolver o dinheiro que roubaram?e por na cadeia se fosse em outro pais

07/12/2010 18:07
glauber
glauberklein@hotmail.com
Que bandalheira esse time do Puccinelli heim, será que serão mesmo investigados e punidos...que novidade, conta outra.

07/12/2010 16:27
claudio
claudio_ms1@hotmail.com
o MPE e muito competente no e espero que tirem esses ladrões do dinheiro público e lógico além de giroto e osmar tem o governador que deve estar junto com esses malefélicos que ja devia estarem presos no presidio federal sem direito a ver pessoas pelo menos uns 50 anos.

07/12/2010 16:06
Edgar
hp.moreno@uol.com.br
Essa investigação do MPE sobre denúncia de enriquecimento ilícito de Osmar Jerônimo e Edson Girotto não vai dar em nada.O chefe do MPE foi recentemente nomeado pelo André Puccinelli e esses dois indivídiuos são pupilos do governador.O chefe do MPE deve favor político ao governador por sua nomeação, e o gevernador não que que aconteça nada de mau aos seus pupilos.O que achama que vao dar? NADA!

07/12/2010 15:38
Marco Polo
m_polo@gmail.com
Tornou-se hábito, pelo menos uma vez na semana estoura mais um escândalo envolvendo figurinhas carimbadas neste Estado. Ah! como seria bom se tivéssemos vivendo num país sério, onde a lei, VERDADEIRAMENTE, valesse igualmente para todos os seres mortais......
07/12/2010 15:08
Felipe
felipaocgms@gmail.com
Quem vai investigar?? o MPE?? não irá encontrar nada, quer achar coisas erradas somente com o MPF E PF caso contrário é fazer novamente o povo de otários.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Brasil soma 190.732.694 habitantes

Censo 2010 mostra que a população aumentou 12,3% na última década; cidades de porte médio foram as que mais cresceram

30 de novembro de 2010 | 0h 00


Felipe Werneck, Márcia Vieira, Jaqueline Farid / RIO - O Estado de S.Paulo

O Censo 2010 revela que o País tem 190.732.694 habitantes. Em relação a 2000, houve crescimento de 12,3%, menor que o da década anterior, de 15,6%. Trata-se do primeiro resultado do levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após quatro meses de coleta e revisão de dados.

Ontem, o órgão apresentou um cronograma de divulgações que vai até junho de 2013.
Uma surpresa foi o crescimento de cidades de médio porte, principalmente no Centro-Oeste, em ritmo maior que o projetado, diz o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes. Ele destacou áreas do agronegócio, como Lucas do Rio Verde (GO), onde a população cresceu 135%.

"As áreas que absorvem mais população não são mais grandes metrópoles, mas cidades de porte médio ou até grandes, mas não metropolitanas. Nas grandes, o ritmo não foi aquele que a gente projetava."


Ele também citou Rio das Ostras (RJ), onde o aumento foi de 190% no período. Dos 5.565 municípios brasileiros, foi o segundo que mais cresceu na década, só perdendo para Balbinos (SP), com 199%. Nesse caso, o fenômeno foi influenciado pelo aumento da população carcerária.

Uma característica marcante do censo é a importância demográfica, social e econômica das cidades de porte médio em novos polos. "A região litorânea concentra parte expressiva da população, mas ao longo desses dez anos isso vem sendo acrescentado pelo movimento em direção ao interior, principalmente no Centro-Oeste", diz Nunes.

Entre as regiões, só houve aumento de participação no número de habitantes no Norte (de 7,6% para 8,3%) e no Centro-Oeste (de 6,9% para 7,4%).
O censo mostra que a população vive mais em cidades: 84,3% dos brasileiros em 2010, ante 81,2% em 2000. Mas a média de moradores por domicílio caiu de 3,75 em 2000 para 3,3 em 2010.

Nunes destacou a combinação da redução da taxa de fecundidade com a elevação da longevidade. Em 1940, quando o Brasil tinha 30 milhões de pessoas em áreas rurais e 10 milhões em cidades, a expectativa de vida era de 41 anos. "Continuamos com cerca de 30 milhões no campo, mas são 160 milhões nas cidades. Entretanto, a expectativa de vida hoje é de mais de 73 anos."

Numa sociedade em que a fecundidade é menor e a população envelhece, a tendência é que a população pare de crescer. "Estamos caminhando para crescer por mais duas gerações, quando haverá uma reversão e a população começará a decrescer."

Em 2050, o País terá a mesma pirâmide etária da França de 2005, ou seja, com menos jovens e mais velhos. "Assistimos aos debates recentes sobre a reforma da Previdência na França. Temos 40 anos para pensar nas soluções", disse Nunes.

Municípios. Os números de ontem foram divulgados 25 dias após um resultado preliminar que indicara população de 185,7 milhões no País. Nesse prazo, o IBGE voltou a domicílios que se encontravam fechados e houve possibilidade de contestação por parte de municípios insatisfeitos com a contagem. Isso ocorre porque o número oficial é usado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para calcular o coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios.

Segundo o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, pelo menos 176 vão perder recursos em 2011. O número é bem menor que os 329 municípios estimados após a divulgação da contagem preliminar, no início do mês.

Segundo a CNM, 378 terão ganho de coeficientes e 4.983 se manterão no mesmo patamar. O Estado com o maior número absoluto de municípios ganhadores é o Maranhão, com 49. Os que terão mais perdas, segundo a CNM, são Bahia (41), São Paulo (26) e Rio Grande do Sul (13).

Entre os municípios, os que terão maior ganho são Cajari (MA), Lucas do Rio Verde (MT), Dom Eliseu (PA), Itupiranga (PA), Juruti (PA), São Félix do Xingu (PA), Itapema (SC), Araçariguama (SP) e Araguaína (TO). Ao todo, 901 mil domicílios (1,34%) foram classificados como fechados pelo censo. Nesses casos, pela primeira vez foi usada uma metodologia para estimar o número de moradores.

11.244.369
é o número de habitantes de São Paulo, o município mais populoso do País

6.323.037
habitantes tem o Rio, o segundo colocado

2.676.606
habitantes tem o 3º lugar, Salvador (BA)

QUEM MAIS PERDEU
1.520
municípios registraram população inferior à de 2000
48,6%
foi a maior queda, registrada na população de Maetinga (BA)
46,6%
foi a queda em Itaúba (MT), cidade que ficou em 2º na lista

Tópicos: , Vida, Versão impressa
 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pesquisadora: outros elementos químicos podem formar vida



A descoberta de Felise abre uma nova perspectiva sobre o que é necessário para a constituição de vida dentro e fora do planeta Terra. Foto: AFP
Foto: AFP

A descoberta da Nasa, anunciada às 17h desta sexta-feira, de um micro-organismo que cresce em um meio altamente tóxico dentro do próprio planeta Terra quebra os padrões pré-estabelecidos e introduz uma nova visão à exploração de vida extraterrestre. Para os pesquisadores da Nasa, a descoberta amplia as possibilidades de vida na medida em que permite pensar que outros elementos químicos podem representar as mesmas funções em um organismo que o fósforo, por exemplo.
Fruto de um estudo feito para a revista Science pela pesquisadora Felise Wolfe-Simon, o anúncio aconteceu para contar ao mundo como um micro-organismo conseguiu se desenvolver em um dos mais notórios venenos da Terra, o arsênio. Ela também contou que, desde 2009, ela e mais dois colegas lideram um grupo de estudos que cogitavam a possibilidade do arsênio, que aparece diretamente abaixo do fósforo na tabela periódica, pudesse substituir o fósforo na constituição básica da vida terrestre.
A nova forma de vida encontrada no lago Mono, na Califórnia, nos EUA, não só encontrou neste meio aparentemente hostil uma maneira de crescer, como incorporou o arsênio em seu DNA. "Todas as formas de vida que conhecemos se compõem, principalmente, de seis elementos: carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo", afirmou Felise Wolfe-Simon.
Teoricamente, não há razão pela qual outros elementos não poderiam ser usados em vez dos "eleitos" pela natureza para constituir a vida. Só que a Ciência nunca havia encontrado nenhum ser vivo que os usasse. "Talvez haja outras exceções sobre as quais devamos pensar a respeito", acrescentou a pesquisadora.
Na prática, a descoberta traz uma nova perspectiva sobre o que é necessário para criar uma vida. "O estudo significa que ainda não sabemos tudo o que precisamos sobre as condições essenciais para sustentar a vida", comentou ao brincar que as escolas, a partir de hoje, precisarão mudar seus livros ditádicos no que se refere à constituição da vida.
No entanto, as evidências ainda são muito incipientes para conclusões concretas e, principalmente, sobre outras formas de vida possíveis fora do planeta Terra. "A forma como o arsênio se introduz na estrutura das biomoléculas não está clara, e não conhecemos os mecanismos pelos quais operam tais moléculas", finalizou Felise.
Com informações das agências AFP, EFE e Reuters.
Redação Terra

Douglas Galante, do IAG/USP, explica ser vivo descoberto pela Nasa que vive em lago tóxico e metaboliza arsênico

  1. Descoberta também muda a maneira de pensar sobre o que são "ambientes habitáveis" no universo. Na imagem, o micro-organismo que usa arsênio no lugar de fósforo na constituição de seu DNA

    Foto: Nasa/Reprodução
  2. A nova forma de vida substitui fósforo por arsênio em seu metabolismo

    Foto: Nasa/Reprodução
  3. O brasileiro Douglas Galante, coordenador do Laboratório de Astrobiologia da USP acredita que, no Brasil, ambientes vistos como "inabitáveis" também merecem estudo mais detalhado

    Foto: Getty Images
  4. Para pesquisadores, descoberta expande o horizonte de possibilidades de busca de vida fora da Terra

    Foto: Divulgação
  5. O arsênio é uma substância que, dentro do corpo humano, pode matar todas as células. No entanto, ela faz parte da constituição do DNA deste micro-organismo

    Foto: Getty Images
  6. Nasa afirmou que descoberta é somente um ponta-pé para uma série de dicussões e expansão da maneira como o espaço era explorado até então

    Foto: Nasa/Divulgação
  7. Um time de quatro pesquisadores, liderados por Felisa Wolfe-Simon (à esq.), que descobriu o micro-organismo, liderou a coletiva de impresa da Nasa nesta sexta-feira, às 17h

    Foto: Divulgação
  8. Para Nasa, forma de vida encontrada significa uma descoberta impactante na busca por vida extraterrestre

    Foto: Getty Images
  9. Site holandês havia especulado, horas antes do anúncio oficial da Nasa, sobre descoberta de micro-organismo no Mono Lake, na Califórnia

    Foto: Getty Images
  10. Segundo pesquisadores, público pode ter se frustrado por Nasa não apresentar um "ET", como na ficcção científica

    Foto: Getty Images
  11. Na imagem, a pesquisadora Felisa Wolfe-Simon trabalha com lama do Mono Lake para estudar o micro-organismo

    Foto: Nasa/Divulgação
  12. A descoberta, no entanto, é um enorme passo para a comunidade científica, sendo categorizada como "fenomenal" pelos pesquisadores

    Foto: Getty Images
  13. O grupo de quatro pesquisadores comentou que o mais importante, a partir de agora, é procurar por mais "exceções" de vida no universo

    Foto: AFP
  14. Felise e mais dois pesquisadores procuravam por evidências de que organismos vivos pudessem ser constituídos por outros elementos químicos no lugar do fósforo

    Foto: AFP
  15. Felise comentou, no entanto, que a pesquisa se encontra em um estágio muito inicial e que é impossível tirar grandes conclusões neste momento sobre a vida no universo

    Foto: AFP
  16. Bem humorada, pesquisadora Felise Wolfe-Simon brincou ao afirmar que as escolas precisarão mudar seus livros didáticos a partir de hoje

    Foto: AFP
  17. A descoberta de Felise abre uma nova perspectiva sobre o que é necessário para a constituição de vida dentro e fora do planeta Terra

    Foto: AFP
  18. Na imagem, pesquisadores recolhem do lago tóxico Mono, na Califórnia, ainda na fase de estudos sobre a possibilidade da descoberta de vida dentro do arsênio

    Foto: AFP
  19. Na imagem, a microfotografia mostra, aplificadamente, o micro-organismo que possui o elemento até então considerado tóxico para a vida, o arsênio, dentro do seu DNA

    Foto: AFP
/foto/0,,00.html
 
 
 
Links relacionados