quinta-feira, 7 de março de 2013

Venezuela fará mausoléu de cristal com o corpo de Hugo Chávez


VEJA O VÍDEO
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/03/venezuela-fara-mausoleu-de-cristal-com-o-corpo-de-hugo-chavez.html



Nicolás Maduro anunciou que o velório vai durar pelo menos mais sete dias.

Corpo será embalsamado para ficar exposto em urna de cristal.



José Roberto Burnier

Caracas, Venezuela



Nicolás Maduro vai ser empossado nesta sexta-feira (8) como presidente interino da Venezuela. Na tradição de vários governos autocráticos, também o da Venezuela decidiu embalsamar e expor em um museu o corpo de Hugo Chávez.



A romaria para se despedir de Hugo Chávez não para. O governo diz que dois milhões de pessoas já passaram pela capela militar onde está o corpo do ex-presidente. Teve gente que dormiu do lado de fora, na rua, e enfrentou 12 horas na fila.



No fim da tarde em Caracas, início da noite no Brasil, o vice-presidente Nicolás Maduro anunciou que o velório vai durar pelo menos mais sete dias, e que o corpo de Chávez será embalsamado para ficar exposto em uma urna de cristal no Museu Militar, que vai se chamar

Museu da Revolução Bolivariana.



“Isso para que o nosso povo possa tê-lo ali presente para sempre”, disse Maduro. O vice-presidente disse ainda que Chávez vai poder ser venerado como os antigos líderes comunistas Mao Tsé-Tung, da China, e Lênin, da ex-União Soviética.



Para analistas, essa decisão do governo tem a ver com a eleição que terá que ocorrer até o dia 4 de abril. Segundo esses analistas, os chavistas estariam mais preocupados em usar a imagem do ex-presidente e a comoção pela sua morte para ganhar a eleição e permanecer no poder.



Um vídeo produzido pelo marqueteiro brasileiro João Santana, que deverá ir ao ar nas TVs venezuelanas, mostra imagens de forte apelo emocional em que o ex-presidente aparece como uma figura única, amada pelos venezuelanos. No final, o vídeo diz que Chávez nascerá de novo.



Trinta e dois chefes de estado vão participar nessa sexta-feira de uma homenagem fúnebre. A presidente Dilma desembarcou em Caracas, ao lado do ex-presidente Lula. No velório, ela foi recebida pelo vice-presidente Nicolás Maduro. Ao lado de uma das filhas de Chávez, Dilma se emocionou.



A presidente voltou em seguida ao Brasil. O chefe da guarda presidencial do palácio Miraflores disse que Chávez morreu por causa de um infarto e que suas últimas palavras teriam sido: “Eu não quero morrer. Por favor, não me deixem morrer”.






Nenhum comentário: