segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O QUE PUBLICAM, HOJE, OS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS (SINOPSE RADIOBRAS)
12 de novembro de 2012

O Globo


Manchete: Um julgamento para a história
Supremo tem 2.632 ações ainda sem acórdão

Sem a publicação do documento com o detalhamento das sentenças, decisões tomadas por ministros não têm efeito

Mesmo condenados, réus do mensalão poderão esperar muito para cumprir suas penas. A demora na publicação dos acórdãos, com o detalhamento das sentenças do Supremo Tribunal Federal (STF), faz com que as decisões tomadas pelos ministros em 2.632 ações não tenham efeito prático até hoje.

Sem a publicação do acórdão, necessária para que advogados possam recorrer, condenados não podem ser presos nem pagam multas. O regimento da Corte prevê prazo de 60 dias para a publicação, mas há casos julgados há dois anos e meio ainda pendentes. Acúmulo de trabalho é a justificativa. (Págs. 1 e 3)

Obama: voto recorde entre os cubanos da Flórida
O democrata teve 48% dos votos entre os cubano-americanos, 13 pontos a mais do que em 2008 e 23 acima dos 25% de Al Gore em 2000. Entre os nascidos nos EUA, o apoio chegou a 60%. Esses números indicam que a linha-dura dos republicanos contra Cuba está perdendo apoio, o que pode levar a novas iniciativas de flexibilização do embargo no 2e mandato do presidente. (Págs. 1 e 26)
Desafios brasileiros: Logística é o maior gargalo
Mostra a série "Desafios Brasileiros" do GLOBO e "O Estado de S.Paulo". (Págs. 1 e Caderno Especial)
Israel lança míssil ‘de advertência’ contra a Síria (Págs. 1 e 27)


Nova madrugada violenta em SP, com 13 homicídios (Págs. 1 e 5)


Digital & Mídia: Foro critica cerco à mídia na Argentina
O Foro Iberoamérica, que reúne jornalistas, intelectuais e empresários, criticou o “sistemático plano de perseguição” do governo da Argentina a meios de comunicação independentes: preocupação com mudanças nas leis e com a pressão sobre o Judiciário. (Págs. 1 e Economia 22)
------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Violência tem escalada e mortes chegam a 31
Grande SP registra o maior número de homicídios desde o início da crise

A região metropolitana de São Paulo teve o fim de semana com mais mortes desde o início da onda de violência. Foram dez homicídios entre a noite de sexta e a tarde de sábado, mais 21 até a tarde de ontem.

Nos dois finais de semana anteriores, haviam sido 12 e 20 mortes, respectivamente. Em 18 dias, ao menos 191 foram mortos (inclusive policiais), média de 10,6 por dia.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse manter confiança na polícia paulista. “Já enfrentamos outros problemas de organizações criminosas no passado, e a polícia venceu”, afirmou.

O arcebispo metropolitano, dom Odilo Pedro Scherer, lamentou a escalada e a morte de jovens. “Devemos condenar isso abertamente e nunca nos conformar com a violência.” (Págs. 1 e Cotidiano C1)

Haddad deve anunciar sócio de consultoria nas Finanças
O prefeito eleito Fernando Haddad deve anunciar hoje o economista Marcos Cruz para a Secretaria das Finanças, revelam Vera Magalhães e Fábio Zambeli.

Graduado pela Unicamp, Cruz, 37, é sócio global da empresa McKinsey & Company, onde é responsável pela área de Educação na América Latina. (Págs. 1 e Poder A4)

Vinícius Mota: China vive maior transição desde a década de 1970 (Págs. 1 e Opinião A2)


Maconha em São Paulo está mais forte e danosa
Análise de 35 amostras de maconha apreendidas no Estado, feita pelo Instituto de Criminalística a pedido da Folha, aponta nível de 5,7% da principal substância psicoativa (THC) da droga, informa Morris Kachani. Pesquisa anterior havia apontado bem menos, 2,5%.

O teor de THC é maior do que a média mundial para esse entorpecente, de 0,5% a 5%. Na Holanda, chega a 15%, e nos EUA, a 10%.

O IC constatou ainda teor baixo de canabidiol, composto que modula o efeito do THC e diminui a chance de alucinações. (Págs. 1 e Cotidiano C5)

OAB é acusada de crime ambiental no interior de SP (Págs. 1 e Poder A11)


Editoriais
Leia “Deputados faltosos”, acerca de ausências de parlamentares nas sessões obrigatórias, e “Direitos devidos”, sobre os empregados domésticos. (Págs. 1 e Opinião A2)
------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Entrada de imigrante qualificado será facilitada
Governo prepara mudança para atrair trabalhador de setores com carência; visto demora até 8 meses

O governo quer facilitar o acesso ao País de trabalhadores estrangeiros qualificados. Profissionais de setores estratégicos, como engenheiros da área petroquímica e técnicos de inovação tecnológica, terão entrada desburocratizada, com menor exigência de documentos e estímulos para permanência prolongada no País, informa João Villaverde. A meta é aumentar a competitividade da economia. Atualmente, os estrangeiros no mercado de trabalho formal são apenas 0,3% da população. Sob coordenação da Secretaria de Assuntos Estratégicos, quatro ministérios trabalham na formulação de uma nova política migratória, o programa Brasil de Braços Abertos. Em vigor desde 1981, o Estatuto do Estrangeiro é considerado anacrônico. Hoje, o prazo médio para emissão de visto para o trabalhador estrangeiro pode levar oito meses e custar cerca de R$ 15 mil. (Págs. 1 e Economia B1)

Brasil mira modelo alemão

Brasil e Alemanha vão firmar acordo para desenvolver um modelo de relação trabalhista para dar mais espaço à negociação direta entre patrão e empregado. (Págs. 1 e Economia B3)

Dilma mexerá na equipe e abrigará Chalita e o PSD
A presidente Dilma Rousseff pretende fazer uma reforma ministerial enxuta, depois da eleição que renovará o comando da Câmara e do Senado, em fevereiro, relata a repórter Vera Rosa. Dilma tem seguido conselhos do ex-presidente Lula e não vai comprar brigas desnecessárias com aliados. O PSD de Gilberto Kassab ganhará uma pasta. Gabriel Chalita (PMDB-SP) deverá ocupar a Ciência e Tecnologia. (Págs. 1 e Nacional A4)
Haddad define Finanças
O economista e sócio da Mckinsey Marcos Cruz é o escolhido de Fernando Haddad para a Secretaria de Finanças, revela Sonia Racy. Foi indicado por Jorge Gerdau. (Págs. 1 e Cidades C7)
Desafios brasileiros: Parceria, a saída para o crescimento
Melhorar transporte e telecomunicações, aumentar a oferta de energia e universalizar o saneamento são condições para que o País cresça. O último caderno da série, que trata de infraestrutura e logística, mostra que o governo precisa da ajuda de investidores privados. (Págs. 1 e Especial)
Fim de semana tem 25 mortes
A Região Metropolitana de São Paulo registrou pelo menos 25 mortes entre a noite de sexta-feira e a de ontem - só de sábado para domingo foram 17. Apesar disso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que a violência está sob controle. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apurou que o número de envolvidos com o Primeiro Comando da Capital (PCC) triplicou - hoje já são cerca de 4 mil pessoas. (Págs. 1 e Cidades C3 e C4)
Saques reforçam indícios de desvio pelo PC do B (Págs. 1 e Nacional A7)


Estrondo causa pânico e prova do TRT é cancelada (Págs. 1 e Vida A15)


Gil Castello Branco
Orçamento e tragédia climática

Desde o Império, a natureza anda de mãos dadas com a falta de planejamento e a debilidade do Estado nas esferas municipal, estadual e federal. (Págs. 1 e Economia B2)

Jose Roberto de Toledo
O poder da geografia

É duas vezes mais fácil um paulistano votar igual a seu vizinho do que a alguém que tenha renda ou escolaridade equivalente à sua em outro bairro. (págs. 1 e Nacional A8)

Lucia Guimarães
Lavando a alma

Com a reeleição de Barack Obama, a mídia conservadora americana ficou nua como o rei, na frente de milhões de súditos espectadores. (Págs. 1 e Caderno 2, D10)

Notas & Informações
Defensores da guerra fiscal

A maioria dos governadores quer manter a guerra fiscal e rejeita um sistema tributário racional. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Estrondo, pânico e concurso anulado
Após incidente em prédio, TRT fará nova prova para 54,9 mil candidatos. Um jovem chegou a pular da janela

Um deslocamento de piso, seguido por um estrondo, quase provoca uma tragédia em dia de concurso em Brasília. Por volta das 10h, 4 mil candidatos faziam a seleção do Tribunal Regional do Trabalho no prédio da Universidade Paulista (Unip), na 913 Sul, quando se ouviu um barulho assustador, “parecido com uma metralhadora”, segundo testemunhas. Várias pessoas foram pisoteadas no tumulto, a maioria com ferimentos leves. Desesperado, Frederico Made Velasco pulou do 1º andar do prédio, sofreu um corte na cabeça, mas não corre risco de morte. (Págs. 1 e 17)

Economia: Apesar dos incentivos, indústria produz menos
Os lucros aumentaram com a desoneração fiscal, mas as empresas brasileiras devem fechar o ano com uma queda de 2,31% na produção. Especialistas discutem qual caminho o governo deve tomar para a recuperação do setor. (Págs. 1, 8 e 9)
Israel lança mísseis contra forças de Assad na fronteira (Págs. 1 e 13)


Domésticas: Menores de idade à mercê de abusos dos patrões
Pelo menos 250 mil meninas trabalham em casas de família e muitas delas não têm os direitos respeitados, como jornada de trabalho definida por lei e pagamento de adicional noturno. Há também o risco de assédio moral e sexual. (Págs. 1 e 6)
------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Nova regra afeta captação de debêntures de elétricas
Diante das incertezas no setor privado em torno do processo de renovação das concessões de energia elétrica, a Eletrobras resolveu adiar para o ano que vem os planos de captar R$ 2 bilhões no mercado em uma emissão de debêntures. A estatal é a segunda a ter os planos de captação afetados pelo pacote do governo para reduzir o custo da energia. Em setembro, a Eletropaulo precisou aumentar os juros para viabilizar emissão de R$ 750 milhões em debêntures.

Na sexta-feira, em seminário organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) sobre o assunto, representantes de alto escalão do governo asseguraram que não haverá ruptura de investimentos e defenderam a legalidade do processo. (Págs. 1, C1 e Caderno Especial Energia/Concessões)

Abilio e Klein disputam a Via Varejo
Intensifica-se a negociação entre os principais acionistas do Grupo Pão de Açucar. Em um front, Casino e Abilio Diniz trabalham num modelo para que a associação entre eles, iniciada em 2006, termine com uma separação amigável. Negocia-se uma proposta em que Diniz entregaria suas ações ordinárias do Pão de Açúcar e as lojas físicas que possui para ficar com o controle da Via Varejo e da Nova Pontocom. Já as ações preferenciais seriam oferecidas à família Klein, minoritária na Via Varejo.

Paralelamente, Michael Klein tem uma reunião amanhã com Jean-Charles Naouri, presidente de Casino, para se reaproximar do controlador do grupo. Klein pretende apresentar uma proposta para a compra dos 4% que faltam para ficar com 51% de Via Varejo. (Págs. 1 e B4)

China no topo das potências energéticas
A previsão de crescimento econômico da China, de 7,5% em 2012, embora abaixo da média anual de dois dígitos da última década implicará a necessidade de um grande volume de energia elétrica adicional. Segundo o governo chinês, o país deve chegar ao fim do ano com um parque gerador de 1.140 gigawatts (GW) - quase dez vezes maior que o sistema brasileiro. A expectativa é que no próximo ano o gigante asiático se torne o país com a maior capacidade de geração elétrica instalada no mundo.

O dilema agora é como saciar a fome por energia nova sem provocar grandes impactos ambientais. O principal objetivo é ampliar a participação das fontes limpas na matriz. Apesar de estar no topo do ranking mundial em capacidade instalada de energia hidrelétrica e eólica, a China ainda é muito dependente do carvão mineral para garantir o abastecimento elétrico do país. (Págs. 1 e A18)

Fotolegenda: Diversificação estratégica
Com as taxas de retorno em baixa, as concessionárias de rodovias buscam negócios de maior rentabilidade. A CCR partiu para as áreas de mobilidade urbana, como metrô, e serviços, como fibra óptica. Agora, mira a logística, diz Renato Vale, presidente da companhia. (Págs. 1 e B6)
Governistas se elegem onde o país mais cresce
Os dez grandes municípios do país que mais crescem elegeram majoritariamente partidos de esquerda e da base governista da presidente Dilma Rousseff. PSB, PT e PCdoB elegeram seis dos dez prefeitos desses municípios com aumento acima de 19% no Produto Interno Bruto (PIB) de acordo com o último levantamento do IBGE.

Duque de Caxias (RJ), cidade com crescimento de 37,9% graças à expansão do polo gás-químico liderado pela Reduque, lidera a lista. A prefeitura será comandada pelo PSB. Desse conjunto de municípios que mais cresceram na era petista, o PSB ainda comandará Porto Velho (RO), impulsionada pelas usinas de Santo Antonio e Jirau, e Timon (MA), cidade dormitório de Teresina (PI). (Págs. 1 e A14)

Altos custos levam empresas a terceirizar segurança digital
Como os ataques digitais direcionados às empresas ganharam volume e sofisticação nos últimos anos, os custos de investir em uma infraestrutura de proteção aumentaram rapidamente. Várias empresas renderam-se à terceirização nessa área, valendo-se dos serviços gerenciados de segurança, que assumem parte ou toda a gestão de proteção das operações on-line.

Esses serviços são prestados remotamente, a partir de centros de segurança com uma série de certificações e especialistas em diferentes tecnologias. "Com essa abordagem, temos casos de clientes que conseguiram economizar de 10% a 50% de seus custos com segurança", afirma Arturo Gonzales, líder de serviços de segurança da IBM no Brasil. A empresa possui cerca de 6 mil profissionais em dez centros de segurança distribuídos em todo o mundo, um deles no Brasil. (Págs. 1 e B3)

Após 4 anos, BNDES volta a dar créditos para obras no Equador
O BNDES voltará a financiar projetos no Equador. Nos próximos dias, o banco e o governo equatoriano firmarão um contrato de crédito de US$ 90,2 milhões para a construção da hidrelétrica de Manduriacu, com capacidade de 60 megawatts, na província de Pichincha, no norte do país. A responsável pelas obras será a construtora Odebrecht. O custo total da obra é estimado em US$ 125 milhões.

O BNDES não financia obras no Equador desde 2008, quando o governo local apontou falhas na construção da hidrelétrica de San Francisco, também realizada pela Odebrecht, que acabou expulsa do país. O presidente Rafael Correa recorreu à Corte Internacional de Arbitragem para não pagar parte do financiamento de US$ 242 milhões ao BNDES. (Págs. 1 e A15)

Julgamento do STF preocupa empresas
O destino dos 25 condenados no caso do mensalão está longe de ser a única consequência do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre empresas, bancos e advogados que atuam para corporações o clima é de apreensão. As mudanças promovidas pela Corte em sua jurisprudência durante a análise da Ação Penal nº 470 produzirão impactos diretos no ambiente de negócios do país.

"O risco aumentou, e aumentou muito, porque agora qualquer administrador pode ser condenado por lavagem de dinheiro sem que tenha havido a intenção de cometer o crime", diz o executivo de uma entidade de classe empresarial. O aumento do risco entre empresas e bancos ainda é apenas uma sensação, já que o Supremo não concluiu o julgamento - falta definir as penas dos condenados. Da mesma forma, a aplicação dos novos entendimentos pela Justiça de primeira e segunda instâncias e seu uso pelo Ministério Público em denúncias por crimes econômicos ocorrerão paulatinamente, até mesmo por causa da morosidade do Judiciário. (Págs. 1 e A13)

O bom desempenho do comércio com os EUA compensou a piora das transações comerciais entre Brasil e China (Págs. 1 e A4)


Embratel lança satélite de US$260 milhões (Págs. 1 e B3 )


Definido pacote dos portos
Após uma sucessão de dúvidas, a presidente Dilma Rousseff costurou pessoalmente o formato final do pacote de portos, que deverá ser anunciado quando ela voltar de viagem para a Espanha. (Págs. 1 e A2)
Incentivos ao saneamento
O governo estuda medidas para estimular os investimentos em saneamento. Além da proposta de desoneração de PIS/Cofins, analisa a possibilidade de premiar os municípios que tiverem elevada execução do Orçamento nas obras do setor. (Págs. 1 e A5)
Frigoríficos disputam o investidor
Nesta semana, a Marfrig inicia reuniões com investidores pára apresentar sua oferta de ações. A empresa, em tese, vai dividir as atenções e os recursos dos investidores com outra companhia do setor, a Minerva, que já divulgou o cronograma de sua oferta. (Págs. 1 e B15)
Sustentabilidade cafeeira
O Brasil fará parte do programa de produção de cafés sustentáveis da Mondelez, criada em outubro a partir da cisão da Kraft Foods. Até 2020 serão investidos US$ 200 milhões no apoio a cafeicultores. “Não temos opção a não ser comprar café sustentável”, diz Francesco Tramontin. (Págs. 1 e B16)
Produção de mamões recua no ES
O Espírito Santo, responsável por um terço da produção nacional de mamões (papaia e formosa), terá uma colheita 40% menor nesta safra, afetada pela redução da área plantada e a doença do mosaico. (Págs. 1 e B20)
CEF lança fundo atrelado ao Ibovespa
A Caixa Econômica Federal lança hoje na BM&FBovespa um fundo de índice (ETF) referenciado no Ibovespa e um fundo de participação atrelado a ele. Até agora, só existia um ETF referenciado no Ibovespa, sob gestão da BlackRock. (Págs. 1 e C1)
Ideias
Renato Janine Ribeiro

O PSDB deveria pensar na nova classe média, que cresceu com o PT, e não na classe média tradicional. (Págs. 1 e A12)

Dani Rodrik

O recente ciclo eleitoral americano representou um novo patamar de baixarias para a política democrática. (Págs. 1 e A17)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas


Manchete: Trânsito de BH em um beco sem saída
Meio bilhão de reais está por trás de indefinição na BHTrans, o que ajuda a travar o tráfego

Em dois anos prescrevem as últimas multas aplicadas pela empresa municipal antes de ter suspenso o direito de autuar motoristas na capital. Com isso, terá fim um passivo de R$ 500 milhões em punições, que ainda assombra a Prefeitura de BH. Esse é o valor que poderia ser contestado em caso de decisão definitiva da Justiça cassando o poder de polícia da BHTrans. Seus agentes podem até atuar para orientar um tráfego cada vez mais congestionado, mas, sem autoridade para punir, nem sempre são obedecidos. Enquanto o Judiciário não se pronuncia, a administração municipal adia a transmissão definitiva do poder de multar para a Guarda Municipal e especialistas alertam que a empresa de trânsito enfrenta uma crise de identidade. (PÁGS. 1, 19 e 20)

Depois do Ficha Limpa, vem aí o Cara Limpa
Todos os candidatos a cargos eletivos no país poderão ser obrigados a se submeter a exame antidoping. Projeto em tramitação na Câmara dos Deputados quer tornar inelegíveis todos os usuários e dependentes de drogas ilícitas. A autoria é do deputado federal Doutor Grilo (PSL-MG). “Se todo jogador tem de fazer antidoping, por que não os políticos?”, defende. (Págs. 1 e 5)
Petróleo: Dez anos de briga pelos royalties
Rio de Janeiro e Espírito Santo estão entre os estados com maior número de disputas judiciais entre entes da Federação. Segundo a Advocacia Geral da União, principal motivo é justamente a distribuição dos ganhos vindos da exploração do petróleo, numa batalha que se arrasta há uma década. (Págs. 1, 3 e Editorial, 8)
Economia: Nem estudo é garantia de salário maior
Concorrência no mercado de trabalho faz cair a diferença de ganhos entre o profissional com ensino médio e quem tem fundamental completo. Na média, remuneração inicial é apenas R$ 26 maior em Minas, segundo levantamento do Ministério do Trabalho, a mais baixa em cinco anos. (Págs. 1 e 11)
------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Rodada ingrata para Leão e Timbu (Págs. 1 e Esporte)


------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora


Manchete: Superlotação ameaça liberar 350 presos
Por falta de vagas no semiaberto, Defensoria Pública entra na Justiça com pedido coletivo de prisão domiciliar para apenados do Presídio Central. (Págs. 1, 4 e 5)
------------------------------------------------------------------------------------

Brasil Econômico


Manchete: Com Olimpíada e Copa, Brasil quer atrair 10 milhões de turistas
A expectativa do Ministério do Turismo é que, a partir dos dois megaeventos, o país se torne o terceiro maior pólo receptivo do mundo até 2022. Com o aumento do número de visitantes, a receita também vai dobrar, para US$ 12 bilhões ao ano. (Págs. 1 e 10)
“Novos líderes do PSDB têm de amadurecer”, diz Matarazzo
Ex-ministro e atual vereador em São Paulo, Andrea Matarazzo afirma que até mesmo Fernando Henrique tem se renovado e promete fiscalizar “milimetricamente” as ações do prefeito eleito do PT, Fernando Haddad. (Págs. 1 e 4)
Fundos possuem R$ 57 bi no exterior
Cada vez mais, gestoras brasileiras buscam atrair o interesse dos investidores estrangeiros por meio de operações com incentivos fiscais. (Págs. 1 e 32)
Hypermarcas tem lucro de R$ 68 mi
A empresa retornou ao azul no terceiro trimestre, depois de registrar prejuízos no segundo trimestre deste ano e no mesmo período de 2011. (Págs. 1 e 26)
Fazenda considera excessivos lucros do setor elétrico
Secretário do Tesouro afirma que compensação é justa e compatível com a redução das tarifas. (Págs. 1 e 9)
Recém-aberta, fábrica da Hyundai já prevê 3º turno
Unidade em Piracicaba, inaugurada em setembro, produzirá até 150 mil unidades no fim de 2013. (Págs. 1 e 18)
AmBev encosta na Petrobras em valor de mercado
Se comportamento das ações se mantiver, cervejaria supera a estatal em julho de 2013. (Págs. 1 e 30)
Setor em alta
Receita de consultorias especializadas em recuperação de empresas dispara e crescerá até 40% neste ano. (Págs. 1 e 12)
------------------------------------------------------------------------------------

ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

Perda de royalties do petróleo faz Espírito Santo cortar despesas
Folha de S.Paulo - Poder - Principal - 16 minutos atrás

Ao contrário do Rio de Janeiro, o Espírito Santo já está se programando para uma eventual queda de arrecadação de royalties. "Já tomei a decisão de iniciar o orçamento do ano que vem com uma economia de 10%", disse à Folha Renato Casagrande, governador do Estado. "Estamos buscando novas linhas para sustentar os investimentos já iniciados e poupando para passar os próximos dois anos sem ter que depender dos recursos dos royalties", afirmou. O governador do Rio, Sérgio Cabral, disse na semana passada que, se a nova distribuição dos royalties for aprovada, não terá recursos para a Copa... mais »

Prefeitos pressionam o governo federal por socorro financeiro

Folha de S.Paulo - Poder - Principal - 16 minutos atrás
Com o argumento de que estão prestes a descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, prefeitos em final de mandato pressionam o governo Dilma Rousseff por socorro financeiro. A área federal já indicou que estuda alguma compensação aos municípios mais pobres, prejudicados pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), cuja arrecadação é repartida entre os entes da federação. Segundo pesquisa da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), cerca de 2.000 prefeituras --43,6% dos entrevistados-- preveem que fecharão o ano com contas pendentes, sem verba em caixa. Leia mais... mais »

Célebre no caminho para o escândalo

Estadao.com.br - 23 minutos atrás
Fama leva à inveja, e a inveja à difamação, diz o historiador inglês Fred Inglis em seu livro, que vai de Byron a Marilyn Monroe

Mano só é o técnico 'atual' da seleção, diz presidente da CBF

Folha de S.Paulo - Poder - Principal - 39 minutos atrás
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, evita falar em Mano Menezes como técnico do Brasil na Copa do Mundo de 2014. "Ele é o técnico atual da seleção brasileira", diz. Em entrevista ao "Poder e Política", projeto da *Folha* e do UOL, Marin, 80, preferiu não ser assertivo ao analisar o futuro de Mano. Ao mesmo tempo disse não querer deixar o técnico e os jogadores sob pressão. http://www3.uol.com.br/module/playlist-videos/2012/trechos-da-entrevista-com-jose-maria-marin-1352485037718.js Leia mais (12/11/2012 - 06h00)

Análise: Presidência do Supremo vai exigir de relator posição mais institucional

Folha de S.Paulo - Poder - Principal - 39 minutos atrás
Na próxima semana, o ministro Joaquim Barbosa acumulará as funções de presidente do STF e Relator no Mensalão. Não há nada de excepcional. A lei permite e já houve outros ministros-presidentes-relatores no Supremo. Mas o que isso significa para o Mensalão e para o tribunal? Barbosa terá mais poder. Embora as principais decisões já tenham sido tomadas, e até aqui o empate tenha favorecido os réus, se houver empates na dosimetria é possível que Barbosa vote duas vezes. É o que determina o regimento do Supremo. Leia mais (12/11/2012 - 06h00)

Leia a transcrição da entrevista de José Maria Marin à Folha e ao UOL

Folha de S.Paulo - Poder - Principal - 39 minutos atrás
José Maria Marin, presidente da CBF e ex-governador de São Paulo, participou do "Poder e Política", projeto do UOL e da *Folha* conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues. A gravação ocorreu em 7.nov.2012 no estúdio do UOL em São Paulo. http://www3.uol.com.br/module/playlist-videos/2012/trechos-da-entrevista-com-jose-maria-marin-1352485037718.js *José Maria Marin* - 7/11/2012 Leia mais (12/11/2012 - 06h00)

STF começa a definir penas dos banqueiros

Folha de S.Paulo - Poder - Principal - 39 minutos atrás
O STF (Supremo Tribunal Federal) começa a última semana sob o comando do ministro Carlos Ayres Britto ainda tentando acertar ritmo e parâmetros para a definição das penas dos condenados no julgamento do mensalão. Nesta segunda os ministros devem concluir as punições dos cinco réus do núcleo publicitário, ligado ao operador do esquema, Marcos Valério. STF determina que condenados do mensalão entreguem passaportes Contra fugas, réus do mensalão são incluídos em lista da PF de aeroportos Leia mais (12/11/2012 - 06h00)

Kassab se distancia de tucanos ao buscar aproximação com PT

A aproximação do prefeito Gilberto Kassab (PSD) com o PT após a eleição do petista Fernando Haddad como seu sucessor na Prefeitura de São Paulo provocou rachaduras na aliança que ele manteve por oito anos com o ex-governador José Serra (PSDB) e afastou-o ainda mais do PSDB, seu mais antigo parceiro. Kassab se aproximou do PT logo após o encerramento da contagem dos votos do segundo turno das eleições na capital, em que Serra foi derrotado por Haddad. Além de exibir boa vontade com o petista na transição, Kassab começou a negociar com a presidente Dilma Rousseff sua entrada no govern... mais »

Os BRICs e o segundo mandato de Obama

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Análise: Oliver Stuenkel A ascensão dos BRICs diante do declínio relativo das potências estabelecidas foi o fenômeno internacional mais marcante dura

Ciúme de amante e e-mails hostis revelaram escândalo que abala a CIA

Estadao.com.br - 1 hora atrás
A carreira do general David Petraeus - que se demitiu da direção da CIA na semana passada ao admitir uma relação extraconjugal com sua biógrafa, Paula

Saques reforçam indícios de desvio pelo PC do B

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Ex-assessor José Renato Fernandez Rocha retirou R$ 742 mil em Santa Catarina, onde fica entidade acusada de desviar verba do Ministério do Esporte

Há décadas, País está sem 'visão de planejamento'

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Gustavo Rocha, diretor-presidente e de relações com investidores da Invepar, grupo de empresas com pesados investimentos em concessões de transportes,

Instituto Contato e deputado negam irregularidades

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Em nota enviada pela sua assessoria de imprensa, o Instituto Contato limitou-se a informar que nega todas as acusações do empresário João Batista Vie

Brasil só tem menos ministros que China e Canadá

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Entre os países com as dez maiores economias do mundo, o Brasil só tem menos ministros que China e Canadá. Os asiáticos têm 44 membros de gabinete; no

Marin é 'escrachado' por morte de Herzog

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Diante de um luxuoso prédio no cruzamento da Rua Padre João Manoel com a Alameda Franca, no bairro dos Jardins, zona sul paulistana, um grupo de cerca

Dilma prepara reforma ministerial enxuta para afagar PMDB e PSD

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Mudanças pontuais. Redefinição do 1º escalão deve ocorrer após a eleição que renovará o comando da Câmara e do Senado, em 1º de fevereiro de 2013; intenção é evitar pressões dos partidos da base aliada e ruídos na dobradinha entre o PT e o PMDB

4 perguntas para Marcos Bicalho, presidente da ANTP

Estadao.com.br - 1 hora atrás
1. Como o sr. enxerga essa evolução na construção de metrôs? O metrô é uma boa solução para lugares que tenham alta demanda. Mas é preciso que o uso

Monotrilho é nova aposta em São Paulo

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Tão inovador quanto polêmico, ramal que já teve as obras iniciadas deve transportar 510 mil passageiros por dia

Para a premiada Wieden+Kennedy, dinheiro não é tudo

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Na filial paulista da agência do ano em Cannes, prevalece o discurso de que o lucro é secundário. Será?

Rede de metrô do Brasil pode duplicar até 2018

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Piora da mobilidade urbana, pelo avanço da frota de carros, acordou autoridades, que prometem mais 253,5 km de linhas

Um capitalista à frente da Giroflex Da filantropia ao investimento

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Controlada por uma ONG até o final do ano passado, empresa de móveis vive choque de eficiência após ser comprada por gestora.

Eleitores de Cristina se arrependem de voto

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Pesquisa diz que até 39% dos participantes do recente panelaço contra a presidente votaram nela em 2011

Fantasma do apagão ainda assombra o Brasil

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Setor precisa de novos recursos, mas pacote do governo reduz receita das empresas; especialistas preveem atraso nas obras

Kirchneristas farão novos piquetes contra 'Clarín', diz jornal

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Manifestações ocorreriam no dia 7, quando expira o recurso que protege grupo contra Lei de Mídia aprovada em 2009

Sem reforma radical, BBC acaba, diz dirigente

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Presidente da Fundação BBC afirma que escândalos, dois envolvendo figuras da rede nas últimas semanas, abalam confiança que britânicos têm na emissora

Alunos boicotam exame do Cremesp

Estadao.com.br - 1 hora atrás
Estudantes de Medicina da Unicamp organizaram protesto contra a avaliação

Eduardo Campos quer promover governo até 2014

Após mostrar força nas eleições municipais, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, começa a montar sua vitrine política para a disputa de 2014. O objetivo é expor ao país programas e ações que, em seis anos, lhe conferiram popularidade no Estado equivalente à de seu conterrâneo mais famoso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Leo Caldas/Folhapress [image: Eduardo Campos durante entrevista em seu gabinete] Eduardo Campos durante entrevista em seu gabinete Leia mais(12/11/2012 - 05h00)

Senador Lindbergh Farias lança pré-candidatura ao governo do Rio

O PT do Rio lançou ontem a pré-candidatura do senador Lindbergh Farias ao governo do Estado em 2014 em reunião na sede do Sindicato dos Petroleiros, no centro. Sergio Lima - 21.mar.12/Folhapress [image: O senador petista Lindbergh Farias] O senador petista Lindbergh Farias No governo estadual, o partido é coligado ao PMDB, que tem como candidato à sucessão de Sérgio Cabral o vice-governador, Luiz Fernando Pezão. Leia mais (12/11/2012 - 04h30)

OAB-SP é acusada de ter cometido crime ambiental

A seção paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e seu ex-presidente Luiz Flávio Borges D'Urso são acusados pelo Ministério Público Federal de terem cometido crime ambiental na colônia de férias da entidade, no município de Três Fronteiras, a 622 km a noroeste de São Paulo. A colônia foi feita numa área de preservação permanente nas margens do rio Paraná, de acordo com a acusação. As construções impedem "a regeneração da vegetação natural", como afirma um relatório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) usado na ação judicial. O Ministério Público Federal quer que um... mais »

Historiadores se dividem sobre lei que regula a profissão

Aprovado no Senado na semana passada, um projeto de lei que regulamenta a profissão de historiador levanta dúvidas sobre seu alcance e divide os principais interessados na medida. De acordo com o texto, que ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados, apenas quem tem diploma de graduação, mestrado ou doutorado pode exercer a profissão, em atividades como o magistério, a pesquisa e a organização de documentos e informações históricas. A maior parte dos historiadores ouvidos pela *Folha* classifica o projeto de corporativista. Outros, mesmo quando se declaram contrários ao "monop... mais »

Modéstia à parte

Estadao.com.br - 4 horas atrás
Milton Nascimento disse no quadro 'O Que Vi da Vida', do 'Fantástico', que não sabe se é um xamã. Leva o maior jeitão, né não?

Sport, Lusa, Bahia e, vá lá, Palmeiras. Dois vão, dois ficam

Estadao.com.br - 4 horas atrás
Título definido, na parte de cima da classificação permanece aberta a briga pelo vice, entre Grêmio (66) e Atlético (65). A tensão maior, claro, está

Sport, Lusa, Bahia e, vá lá, Palmeiras. Dois vão, dois ficam

Estadao.com.br - 4 horas atrás
Título definido, na parte de cima da classificação permanece aberta a briga pelo vice, entre Grêmio (66) e Atlético (65). A tensão maior, claro, está

Após estrondo em prédio, aulas seguirão normais na Unip de Brasília

Estadao.com.br - 5 horas atrás
Deslocamento do piso causou pânico entre candidatos de concurso do TRT neste domingo

Onde está Bunny Lake?

Estadao.com.br - 6 horas atrás
Em 1950, Terence Fisher ainda engatinhava na carreira e não se havia convertido no diretor de horror por excelência da empresa Hamer.Foi quando fez 'S

Morre o ator e diretor Marcos Paulo

Estadao.com.br - 6 horas atrás
Aos 61 anos, artista lutava contra um câncer no esôfago; ele morreu ontem à noite em sua casa, no Rio de Janeiro, devido a uma embolia pulmonar

Objeto atinge Lady Gaga durante show em São Paulo

Estadao.com.br - 6 horas atrás
Cantora se apresentou no estádio do Morumbi, em São Paulo

Morre Marcos Paulo

Estadao.com.br - 6 horas atrás
Morreu hoje, com 61 anos, o ator e diretor Marcos Paulo. Estava recuperado de um câncer e sofreu uma embolia pulmonar. Seu último trabalho f

Pá de cal

Estadao.com.br - 6 horas atrás
De um palmeirense supersticioso ao se dar conta de que, depois de longo tempo sem atuar em jogos do Brasileirão, Galvão Bueno estava de volta para nar

Rodada ajuda, mas Palmeiras não faz a sua parte

Estadao.com.br - 7 horas atrás
O Palmeiras não pode reclamar da sorte nesta 35.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time contou com boa ajuda de Botafogo e Cruzeiro, que derrotaram

Bruno evoca ajuda sobrenatural para o Palmeiras não cair para a Série B

Estadao.com.br - 7 horas atrás
'Temos de tirar forças sobrenaturais, do além', disse o goleiro, logo após a derrota para o Flu

Presidente do Palmeiras ironiza ameaças da torcida após nova derrota

Estadao.com.br - 7 horas atrás
Mandatário foi o único membro da delegação xingado pela torcida palmeirense

Empate rebaixa Figueirense e mantém Sport em risco

Estadao.com.br - 7 horas atrás
O Figueirense está rebaixado para a Série B. A esperança que a equipe de Santa Catarina ainda tinha de se manter na elite foi jogada fora neste doming

Cruzeiro vira em cima do Bahia e afasta de vez o risco de rebaixamento

Estadao.com.br - 7 horas atrás
Com a vitória por 3 a 1 em casa, time mineiro não pode mais ser superado pelo Sport

Inter perde da Ponte e vaga na Libertadores fica difícil

Estadao.com.br - 8 horas atrás
O Internacional foi derrotado por 1 a 0 pela Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e viu a sua chance de classificação para a Copa Li

Cruzeiro vence, elimina risco de queda e complica Bahia

Estadao.com.br - 8 horas atrás
O Cruzeiro voltou a vencer após três derrotas seguidas e superou o Bahia, de virada, por 3 a 1, em jogo disputado no Estádio Independência, em Belo Ho

Bruno evoca ajuda sobrenatural para o Palmeiras não cair

Estadao.com.br - 8 horas atrás
PRESIDENTE PRUDENTE- O goleiro Bruno espera que não apenas a torcida ajude o Palmeiras a manter-se na Série A do Campeonato Brasileiro. Ele espera até

Diante de protestos, Parlamento grego vota novo pacote de austeridade

Estadao.com.br - 8 horas atrás
Mais de 100 mil manifestantes se reuniram no centro de Atenas para acompanhar a votação.

Flamengo vence o Náutico e afasta de vez a ameaça de rebaixamento

Estadao.com.br - 8 horas atrás
Vitória por 1 a 0 nos Aflitos assegura o Rubro-negro na Série A de 2013

Ganso será relacionado no São Paulo e pode estrear contra o Náutico

Estadao.com.br - 8 horas atrás
Técnico Ney Franco confirma a volta do craque já no próximo final de semana

Flamengo surpreende nos Aflitos e se garante na Série A

Estadao.com.br - 8 horas atrás
O Flamengo venceu o Náutico por 1 a 0 na noite deste domingo, pela 35.ª rodada do Brasileirão, nos Aflitos, em um jogo que se manteve equilibrado dura

Presidente do Palmeiras ironiza ameaças da torcida

Estadao.com.br - 8 horas atrás
Mandatário foi o único membro da delegação xingado pela torcida palmeirense

Kleina garante que o Palmeiras não vai jogar a toalha

Estadao.com.br - 8 horas atrás
Técnico do Palmeiras ressalta que time terá sempre dignidade

Fred leva Fluminense ao título brasileiro por antecipação

Estadao.com.br - 8 horas atrás
O artilheiro Fred marcou nos minutos finais o gol que garantiu ao Fluminense a conquista do Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecipação, nes

Flu investe em estrelas, mas também lucra com a base

Estadao.com.br - 8 horas atrás
À primeira vista, qualquer um diria que este Fluminense campeão é um produto único dos investimentos da Unimed, a patrocinadora comandada por um trico

Ganso será relacionado e pode estrear contra o Náutico

Estadao.com.br - 8 horas atrás
O torcedor do São Paulo que ficou cabisbaixo depois da derrota para o Grêmio, neste domingo, recebeu um novo motivo para sorrir durante a entrevista c

Palmeirenses deixam o gramado chorando

Estadao.com.br - 8 horas atrás
Após a derrota por 3 a 2 para o Fluminense, neste domingo, em Presidente Prudente, a situação palmeirense ficou praticamente irremediável no Brasileir

Palmeirense deixam o gramado chorando

Estadao.com.br - 8 horas atrás
Após a derrota por 3 a 2 para o Fluminense, neste domingo, em Presidente Prudente, a situação palmeirense ficou praticamente irremediável no Brasileir

Kleina promete lutar, mas derrota desanima elenco

Estadao.com.br - 9 horas atrás
Após a derrota por 3 a 2 para o Fluminense, neste domingo, em Presidente Prudente, a situação palmeirense ficou praticamente irremediável no Brasileir

Maxwell faz golaço, mas PSG só empata fora de casa

Estadao.com.br - 9 horas atrás
Sem poder contar com o suspenso Ibrahimovic, o brasileiro Maxwell fez o papel do sueco e marcou uma pintura de gol no empate do Paris Saint-Germain co

'Escapar da queda em 2009 foi maior conquista', diz Abel

Estadao.com.br - 9 horas atrás
RIO - Grandes clubes de futebol vivem de conquistas, craques e ciclos vitoriosos memoráveis. Os últimos quatro anos do Fluminense podem ser comparados

Jato derrapa, fere duas pessoas e chega a fechar Congonhas por 1h20

Estadao.com.br - 9 horas atrás
Avião parou em terreno vazio que fica entre o aeroporto e a Avenida dos Bandeirantes; aeroporto já funciona normalmente

Flu, campeão merecido. Palmeiras, a série B é ali

Estadao.com.br - 9 horas atrás
Não aceito teorias de conspiração, nem compactuo com quem queira rebaixar os méritos do Fluminense. A rapaziada de Abel Braga conquistou com méritos,

Morata entra no fim, decide e dá vitória ao Real Madrid

Estadao.com.br - 10 horas atrás
O Real Madrid teve trabalho para vencer o Levante, neste domingo, fora de casa, em Valência, no fechamento da 11.ª rodada. Em um campo encharcado, ina

Cursinhos contestam 3 questões da Unicamp

Estadao.com.br - 10 horas atrás
Anglo e Etapa reclamam dos testes 44 (biologia) e 43 e 44 (matemática) da primeira fase

Mesmo sem avanço estrutural, Flu volta a ser campeão

Estadao.com.br - 10 horas atrás
RIO - Dono de campanha incontestável, o Fluminense conquistou seu quarto título brasileiro sem, no entanto, avançar na estruturação do clube e de seu

Flu enaltece campanha e mira título da Libertadores

Estadao.com.br - 10 horas atrás
PRESIDENTE PRUDENTE - Demorou para os jogadores do Fluminense começarem a festa pelo título brasileiro no Estádio Prudentão, em Presidente Prudente. D

Oeste desbanca Fortaleza e garante acesso na Série C

Estadao.com.br - 10 horas atrás
O Oeste, time de uma modesta cidade do interior paulista com menos de 40 mil habitantes, conseguiu um grande feito neste domingo. Mesmo atuando diante

Atalanta bate a Inter e ajuda Juventus no Italiano

Estadao.com.br - 10 horas atrás
A Atalanta venceu a Inter de Milão por 3 a 2, neste domingo, em Bérgamo, e acabou ajudando a líder Juventus no Campeonato Italiano. O resultado mantev

Abel diz que fica, elogia grupo e cutuca críticos

Estadao.com.br - 10 horas atrás
PRESIDENTE PRUDENTE - Com contrato por se encerrar no fim do ano, o técnico campeão brasileiro Abel Braga garantiu neste domingo, ainda no gramado do

Vasco empata e Atlético-MG vê sonho do título acabar

Estadao.com.br - 10 horas atrás
Num jogo de arbitragem confusa e polêmica, o Atlético-MG não conseguiu superar o Vasco (1 a 1) e acabou deixando escapar o título do Campeonato Brasil

Ex-presidente da China marca presença em congresso do partido e transição

Estadao.com.br - 10 horas atrás
Com a abertura do 18 º Congresso do Partido Comunista chinês, em Pequim, o presidente Hu Jintao foi o primeiro líder a entrar no Grande Salão do Povo,

Palmeiras perde sua 20ª partida no Brasileirão e se aproxima da Série B

Estadao.com.br - 10 horas atrás
Com a mesma fragilidade de jogos anteriores, time de Gilson Kleina apanha do Fluminense e se complica

Avião de pequeno porte cai em São Paulo; 3 têm ferimentos leves

Estadao.com.br - 10 horas atrás
Um avião de pequeno porte derrapou da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e caiu em terreno pertencente ao aeroporto, ao lado da Avenida do

Federer elimina Murray e vai à final contra Djokovic

Estadao.com.br - 10 horas atrás
A decisão do título do ATP Finals, nesta segunda-feira, em Londres, vai reunir os dois melhores tenistas do ranking mundial. Algumas horas depois do s

Atlético de Madrid vence e mantém caça ao Barcelona

Estadao.com.br - 10 horas atrás
O Atlético de Madrid venceu o Getafe por 2 a 0, neste domingo, em casa, e se manteve firme em sua perseguição ao líder Barcelona no Campeonato Espanho

Vídeo sugere que ditadura ensinou indígenas a torturar

Para se livrar de pressões externas e não ter os planos de expansão do interior alterados, a ditadura criou na década de 70 a Guarda Rural Indígena (Grin), informa a repórter especial da *Folha* Laura Capriglione. Segundo a portaria que criou a guarda, no ano de 1969, a tropa teria a missão de "executar o policiamento ostensivo das áreas reservadas aos silvícolas". Como a ditadura ensinou técnicas de tortura à Guarda Rural Indígena Leia mais (11/11/2012 - 20h00)

Campeão, Fred exalta 'time mais unido' em que já jogou

Estadao.com.br - 10 horas atrás
O atacante Fred foi o grande nome do tetracampeonato brasileiro do Fluminense. Autor de 19 gols na competição até aqui, o artilheiro do campeonato fez

Obama reafirma que EUA são contra palestinos na ONU

Estadao.com.br - 10 horas atrás
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, que seu país continua a se opor à demanda palestina pe

Baixe o papel de parede do Fluminense campeão brasileiro de 2012

Estadao.com.br - 10 horas atrás
Comandado pelo atacante Fred, o Flu conquista seu quarto título nacional